segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Indo de "Onde" para "Lugar algum"




Talvez não conviria colocar este post logo na sequência do último texto. Mas, a vida é feita mesmo de paradoxos.  De paradoxos que nunca se acabam.

Não fosse o lindo anel que ganhei dos meus pais e que carrego comigo para todos os lugares, era bem capaz de se esvair de mim tudo que vivi na universidade, com relação ao conhecimento que acreditei ser tão transformador, tão inspirador e poderoso. Porque é apenas quando o vejo em mim e me fixo profundamente no roxo de sua pedra, lembro-me de que houve, nas noites e noites constantes que fiquei sem dormir, nos finais de semana que abdiquei, uma grande dedicação, um grande esforço, um constante empenho para resultar... no que sou hoje, no que me tornei enquanto pessoa e na minha maneira de ver e interpretar o mundo. Foi bom para meu crescimento pessoal, mas foi tão pessoal que ninguém alheio o mim foi capaz de notar. E assim me contento às vezes, como admirando uma pérola que ficará para sempre dentro da concha.

Já cansei de acreditar que tudo mudará um dia por esforços, que pra mim já se tornaram mais que repetitivos e cansativos. Talvez eu seja como Sísifo* mas esteja pagando por algo que infelizmente não sei o quê, executando um trabalho monótono, repetitivo e emburrecedor, cuja barreira de ascensão já se tornou completamente intransponível.

Talvez eu tenha feito milhões de escolhas e talvez todas elas foram erradas.

O fato é que, mudam-se os protagonistas, mas o enredo é sempre o mesmo. Adicionam-se peripécias e personagens, modificam-se o espaço e o tempo, mas a tragédia é exatamente a mesma.
Talvez seja mesmo um carma. Uma sina... e seja mesmo irrefutável.  

Será que ainda existe, nem que seja numa vida espiritual, a possibilidade de que eu consiga outro papel nessa trama? Eu não tenho religião, mas bem provável se eu tivesse, haveria no céu ou no inferno algo chamado “recepção”, para que eu permanecesse lá... ad infinitum.


E assim continuo... Caminhando de “onde” para lugar “algum”.


* personagem da mitologia grega, que por ter desafiado os deuses, foi condenado a repetir por toda a eternidade a mesma tarefa de empurrar uma pedra de uma montanha até o topo, só para vê-la rolar para baixo novamente.

5 comentários:

  1. Minha flor linda, linda demais, eu sinto dizer que você está errada. Sim, está. E tenho dito! A sua vida tem tanta cor, tanta beleza em forma de flores, e as suas noites em claro e a sua batalha - que foi minha também, em mim e em você, pois caminhamos juntas! - de modo algum foi em vão. O mundo está louco, doente, precisando de reforma. Nunca haverá reconhecimento para nós, e sabe por que? Porque o mundo só reconhece preceitos errados e pensamento mesquinhos. Seu conhecimento, sua maneira linda de ver a vida não será jamais reconhecida por essa humanidade falida. Não espere isso, flor. Mas saiba do seu valor, tente aplicar tudo o que você é na sua vida como linda flor dançante que você é, sem se importar de modo algum com o que o mundo valoriza. Loucos são eles que não são felizes, não sorriem, não rodopiam e valorizam trabalhos repetitivos, conhecimentos medíocres voltados todos pra reproduzir o capitalismo e produzir moeda. Tolos, mal sabem que nada disso existe. O que existe está de você pra dentro. Eu te amo muito e espero que você consiga mudar isso, nem que seja necessário a gente ir embora dessa cidade feia e começar tudo de novo numa aldeia no litoral, onde o verdadeiro valor está nas pequenas coisas da Terra!!

    ResponderExcluir
  2. Como não sou tão boa com as palavras, utilizar-me-ei das palavras de outras pessoas para dizer o que eu penso sobre o que você escreveu.

    Em relação ao caminho escolhido e a seus sonhos:

    .:: Lenda pessoal é aquilo que você sempre desejou fazer. Todas as pessoas no começo da juventude, sabem qual é a sua Lenda Pessoal - Nesta altura da vida, tudo é claro, tudo é possível, e elas não têm medo de sonhar e desejar tudo aquilo que gostariam de fazer em suas vidas. Entretanto , a medida que o tempo vai passando, uma misteriosa força começa a tentar provar que é impossivel realizar a Lenda Pessoal.
    Forças misteriosas são as forças que parecem ruins, mas na verdade estão ensinando a você como realizar sua Lenda Pessoal. Estão preparando seu espírito e sua vontade, porque existe uma grande verdade neste planeta: seja você quem for ou o que faça, quando quer com vontade alguma coisa, é porque este desejo nasceu da Alma do Universo. É sua missão na terra. ::.

    Até aí, sem novidades, nada que você já não esteja cansada de me ouvir repetir. Você é uma pessoa corajosa, batalhadora e esforçada, mas deixou transparecer neste post uma garota conformada, que deixou de lutar pelos seus sonhos pela simples possibilidade de fracassar.

    Você não é esta pessoa! Você é uma Guerreira da Luz:

    .:: Os guerreiros da luz mantém o brilho nos olhos. Estão no mundo, fazem parte da vida de outras pessoas, e começaram sua jornada sem alforje e sem sandálias. Muitas vezes são covardes. Nem sempre agem certo. Os guerreiros da luz sofrem por coisas inúteis, tem atitudes mesquinhas, e às vezes se julgam incapazes de crescer. Freqüentemente acreditam-se indignos de qualquer bênção ou milagre.

    Os guerreiros da luz nem sempre tem certeza do que estão fazendo aqui. Muitas vezes passam noites em claro, achando que suas vidas não tem sentido.

    Por isso são guerreiros da luz. Porque erram. Porque se perguntam. Porque procuram uma razão - e com certeza vão encontrá-la. ::.

    Sobre os esforços repetitivos ao longo da estrada:

    .:: Um guerreiro da luz sabe que certos momentos se repetem.
    Com freqüência se vê diante dos mesmos problemas e situações que já havia enfrentado; então fica deprimido, pensando que é incapaz de progredir na vida, já que os momentos difíceis estão de volta.

    “Já passei por isso”, ele reclama com seu coração.

    “Realmente, você já passou”, responde o coração. “Mas nunca ultrapassou.”

    O guerreiro então compreende que as experiências repetidas têm uma única finalidade: ensinar-lhe o que não quer aprender. ::.

    Pra finalizar, tenho ainda uma frase de Albert Einstein: “Se você continua vivo é porque ainda não chegou onde devia.”

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho que contar um segredo: a sua perola nao ficara para sempre dentro da concha, deve ser encontrada e azar daqueles que passaram perto e nao viram.

    “Uma ostra que não foi ferida, não produz pérolas.

    A ostra, para poder sobreviver, ela tem que se abrir completamente para captar os nutrientes que estão presentes na água. Acontece que em um momento em que ela se abre para poder se nutrir, e junto com o alimento ela termina por ingerir também algum corpo estranho, como um grão de areia, por exemplo.

    O grão de areia, ao adentrar na ostra fere o seu interior, causando danos à estrutura interna da concha. Mas mesmo assim, a ostra necessita fazer esse movimento de abrir-se para captar nutrientes repetidas vezes, pois do contrário ela desfalece e morre.

    A ostra prefere viver e sofrer do que morrer.

    As pérolas são feridas curadas.

    Na parte Interna da concha é encontrada uma substância lustrosa chamada Nácar. Quando um grão de areia a penetra, as células do Nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra.

    Uma Ostra que não foi ferida de algum modo, não produz pérolas, pois as pérolas são feridas cicatrizadas.”

    Agora revelo outro segredo que na verdade nao o é para quem teve o previlegio de te conhecer em sua essencia:

    Vc. tem inumeras qualidades, é uma das pessoas mais incriveis que conheci tanto que eu poderia escrever um livro com adjetivos relacionados a sua pessoa mas prefiro resumir dizendo que vc. faz a vida, a minha vida e a de muitos outros ser mais bela.

    Eu poderia te aconselhar para ter mais paciencia, santa paciencia! haja paciencia!!! mas neste caso, prefiro destacar que a sua perola esta’ cada vez mais linda e o seu momento vai chegar, acredite!

    Se até novembro deste ano nada acontecer, estarei ai pra tomar cachaça juntos e rir da vida, pq. ela è uma piada…rs

    Saudades incessaveis de vc.

    Atila

    ResponderExcluir
  4. "Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto.
    Cada vez que fazia prisioneiros, não os matava, levava-os a uma sala, que tinha um grupo de arqueiros em um canto e uma imensa porta de ferro do outro, na qual haviam gravadas figuras de caveiras.
    Nesta sala ele os fazia ficar em círculo, e então dizia:
    - Vocês podem escolher morrer flechados por meus arqueiros, ou passarem por aquela porta e por mim lá serem trancados.
    Todos os que por ali passaram, escolhiam serem mortos pelos arqueiros.
    Ao término da guerra, um soldado que por muito tempo servira o rei, disse-lhe:
    - Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?
    - Diga, soldado.
    - O que havia por trás da assustadora porta?
    - Vá e veja.
    O soldado então a abre vagarosamente, e percebe que a medida que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente, até que totalmente aberta, nota que a porta levava a um caminho que sairia rumo a liberdade.
    O soldado admirado apenas olha seu rei que diz:
    - Eu dava a eles a escolha, mas preferiram morrer a arriscar abrir esta porta.
    Quantas portas deixamos de abrir pelo medo de arriscar? Quantas vezes perdemos a liberdade, apenas por sentirmos medo de abrir a porta de nossos sonhos?"

    Fabi, nenhuma tentativa não nos traz aprendizado. Infelizmente, percebo que nossos planos (não realizados) nos rende a "regra" de que se não deu certo, ficaremos impossibilitados de fazer novos planos. E isto está completamente errado. À medida em que os anos passam, nosso ponto de vista sobre o mundo e as coisas, mudam! E porque nossas decisões precisam se basear nos nossos primeiros planos??
    Cada dia que passa tenho a certeza que o sábio Euclides da Cunha estava completamente certo em dizer que "viver é adaptar-se". Adaptar-se às nossas mudanças e com as mudanças que a vida nos apresenta. O segredo está em saber encontrar a felicidade nesses novos caminhos em que somos colocados!
    Estarei aqui sempre para acompanhá-la em sua caminhada de “onde” para lugar “algum”!

    ResponderExcluir
  5. Amigos do meu coração. Que comentários lindos! Quanta inspiração! Fiquei muito emocionada. São vocês que colorem o meu caminho sombrio e tortuoso, que me acompanham quando tenho medo, que cantam a música da felicidade quando me esqueço da letra (by Vivi). Obrigada por tudo! Agradeço imensamente eu ter tido o imenso privilégio de conhecê-los e poder fazer parte da vida de vocês, para juntos tentarmos sobreviver em meio ao caos desse mundo insano, com as nossas loucuras peculiares. Amo vocês.

    ResponderExcluir