sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Esse regime eterno!



Sobrevivi a mais um almoço. Um prato lindo, todo colorido com diversos tipos de saladas, legumes e verduras. Tudo isso com um apetitoso gosto de “nada”!
Ah, como é triste viver de regime!
Muitas pessoas não entendem que outras, simplesmente, possuem uma genética abençoada, que funciona da seguinte forma: “pensou, engordou!”.  
Já dizia uma amiga minha, que Deus às vezes é muito severo com as mulheres. Num dia ele te faz acordar magra e linda, enquanto no outro ele diz: “amanhã vou fazê-la acordar anos luz (ou seria kilos luz) mais gorda e farei o trabalho todo enquanto ela dorme! Ha ha ha!” Nossa, quanta crueldade! Mas há de ser real, posto que em certos dias tenho a impressão de ter acordado obesa "do nada!"
A sensação de ficar o tempo todo controlando a alimentação faz com que tudo piore, porque é uma maneira de pensar em comida o tempo todo: “não posso!” “não posso!” “não posso!” - parecem ecos do meu subconsciente. 
Me sinto triste!
Ao me sentir triste, tenho vontade de comer chocolate!
Posso optar por conter mais esse desejo e talvez ir à loucura devido a essa abstinência ou posso devorar uma barra inteira e ficar ainda mais deprimida por me sentir derrotada e gorda.
Aliás, o que me motiva a continuar esse regime eterno é justamente o fato de me arrepender amargamente por cada caloria ingerida pelo meu organismo, logo após consumi-la. Enfim... De qualquer modo, a conclusão mais lógica seria: é bem mais fácil fazer regime quando se está feliz!
...mas e se eu só me sinto feliz quando estou magra?!
Será que vou me perder pra sempre nessa dialética?
Eu queria poder agir como uma pessoa normal (e magra) que come quando tem vontade, que tem o direito de ter TPM, de ficar triste, que tem o direito de ganhar chocolates ou que, simplesmente, possa se liberar um pouquinho nos finais de semana. Mas pra mim não tem jeito! Eu não posso sequer pensar num doce, que só de pensar já engordei 3kg!
Hoje no almoço tentei me conformar... e para me consolar, acabei comprando um vestido – maravilhoso! Depois me arrependi por tê-lo comprado. Não que eu não mereça ou que ele não seja lindíssimo o suficiente, mas porque paguei caríssimo nele. A propósito, decidi que nem quero mais pensar sobre isso. Pelo menos eu não fui vencida por nenhum chocolate até agora.
         Está tudo sob controle, então.



9 comentários:

  1. Linda, caríssima alguns comentários sobre os seus escritos... quanto à definição do processo de catarse em relação à vc mesma acho que há alguma extrapolação do conceito se aplicado à sua vida. Quanto as dramas do regime são absolutamente pertinentes, e condizentes com as angústias da mulher moderna. Entretanto são dramas superficiais centrados na aparência como centro universal de interesse feminino e sobretudo reafirma a posição submissa da mulher que como nos anos de 50 tem seu percurso conduzido pelo objetivo de agradar o homem. Como já te disse você tem um enorme potencial para sortir desse papel secundário e prendre le controle de la situation do seu destino, da sua aparência. Quanto ao caso de sua amiga ainda acho muito primitivo esse processo de identificação seguido de projeção, é natural entretanto ou por isso mesmo très primitif ce processus. A individualidade das pessoas, situações torna qualquer tentativa de traçar um parâmetro é simplista. Enquanto não nos contentamos com a "felicidade" individual passamos a vida a procurar nas conquistas materias e especialmente na projeção clássica du bonheur vers les relations. Concentre-se na essência e talvez enxergará o todo. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo, sobre o processo de catárse... a minha referência é bastante antiga, antes de conhecê-lo, inclusive. Pode ser que você não saiba exatamente a que me refiro. Caso saiba, a que extrapolação do conceito vc se refere? Seja mais específico. É óbvio que houve uma adaptação pessoal. Claro que não me agradou que vc dissesse que meus dramas são superficiais. Primeiramente, porque estando alheio a eles, é muito mais fácil. Ainda mais... se tratando de um homem. Rsrs. Eu também não acho que seja primitivo o processo de identificação, no caso da minha amiga, absolutamente. Não precisamos errar sempre, para aprender, visto que somos capazes de aprender também com o erro e experiência dos outros. Sei que a tendência é de nos tornarmos cada vez mais individualistas e egoístas sim, mas não acho que isso possa ser evolutivo em "todos" os sentidos. Nos colocamos no lugar do outro também por cumplicidade. Ainda mais neste caso que esse outro é alguém próximo, importante e possui sentimentos tão semelhantes aos meus. Acho que acabei me envolvendo por amor e revolta. Não sei ser diferente. Não consigo ser completamente alheia aos sentimentos daqueles que gosto e isso tudo pra mim está longe de representar uma "tentativa de traçar um parâmetro simplista".
    Enfim... obrigada pelos conselhos e comentários.
    Saudades de você!
    Beijinhooooos

    ResponderExcluir
  3. Entao... he he os dramas da HOMEM moderno em geral são em sua maioria superficiais justamente em virtude desse individualismo que você mencionou. São superficiais não porque sejam insignificantes mas porque são estruturados sob a égide de conceitos superficiais ( na minha opinião) como por exemplo " a mulher deve ser magra", "a mulher deve ser pura" "o sexo é sujo" " o trabalho enobrece" "deus é justo" "sofra agora mas depois existe um céu" estes todos são conceitos primitivos que influencia a todos sem exceção. Cabe aí sim neste caso o processo de reflexão a que você se refere tese, antítese e síntese. Ou seja, sair deste horóboro melancólico pendular de sofrer sempre dos mesmos males. Quanto ao caso da sua amiga vc ta parecendo e serra no debate ( dizendo coisas que eu nao disse he he he eh) não disse para não se importat com o sentimento dos outros ao contrário devemos nos valer de tudo que está a nossa volta para evoluir, entretanto acho (humildimente) simplista uma projeção direta do tipo " olha o que aconteceu com ela, pode acontecer comigo" até pq se acontecer não será a mesma coisa na medida em que cada um reage autrement a cada pequeno detalhe e especificidade da situação. Foi isso que eu quis dizer.(Re-li o que escreveu e devo fazer um adendo considerando que cumplicidade que vc diz influencia bastante nessa projeção/identificação)

    Ps. adoro escrever voce lembra claro do trecho do proust de prazer em saber que as palavras viajaram e alcançaram lugares inimagináveis..

    Ps2. Seus F5 foram um dos maiores prazeres com a escrita.

    Ps3. dommage a anacronia dos nossos "eus" quando um deles quis tornar-de um "nos"

    Saudades...

    ResponderExcluir
  4. Agradar o homem? Não! Eu quero ser magra por realização pessoal! Isso representa um pensamento bem retrógrado, visto provir de um homem da era moderna. rs
    Quando disse que estava alheio aos meus dramas e que se tratava de uma visão masculina dos fatos, referia-me aos parâmetros culturais que, em suma, projetam os elementos de vaidade muito mais sobre as mulheres do que sobre os homens. O que é insigne em todas as esferas. Desde à busca de empregos até à conquista com as próprias mulheres. Esferas nas quais, em sua maioria, é muito mais valorizado o intelecto e outras características. A mulher tem que ser bonita para ter a simples chance de provar que é inteligente. Isso é drama da vida moderna mesmo, como vc disse. Mas eu, particularmente, acredito que os pesos sejam completamente diferentes para cada sexo sim. Concordo com você que eles são superficiais, mas de fato eles existem. Eu não consigo sair desse "horóboro melancólico pendular", porque me sinto muuuuuuuuito mais feliz estando magra. Deste modo, sei que acabo me assumindo filha (ou produto) desse meio. Mas, o que fazer, se de fato eu sou mesmo?!?! =/
    Talvez eu não tenha sido clara quanto a questão do me "envolver" demais, no caso da minha amiga. Eu não quis fazer uma projeção. Eu estava falando mais de sentimentos universais do que considerando que aconteceria comigo da mesma forma. Não foi isso que eu quis dizer. Pode até ter havido projeção, mas numa condição mais abstrata, talvez. Referia-me essencialmente às reações masculinas e femininas dentro de uma relação estruturada por igual na cabeça de ambos, mas com uma imensidão de particularidades notáveis. Adicionado à isso, estava a minha intensão de colocar em evidência a sensibilidade feminina, por vezes desconsiderada.
    Bem mau você me comparar com o Serra! =( Devo acreditar que essa foi a parte em que vc quis me tirar do sério? Em nenhum momento eu disse: "você disse isso, isso ou aquilo". Tudo o que eu escrevi foi apenas uma forma de tentar explicar o que eu achei que você não tivesse entendido. Só isso.

    Ps1:Lembro sim. E elas viajaram mesmo!rs

    Ps2: ...

    Ps3: Le dommage, a été mutuel, comme dans presque tous les cas.

    Ps4: Você RELEU! Bravo! - teve até errata desta vez. rsrs

    ResponderExcluir
  5. Bravo!!! claro que foi pra te tirar do sério a comparação com o Serra. Quanto aos dramas do Homem moderno fazemos todos parte e somos todos produtos desse sistema, mas cabe a nós tentar sempre sair desse círculo mas acho que entendeu meu ponto de vista. Não existe igualdade entre os sexos e nao vai existir nunca, pelo simples fato que em nenhum campo existe essa igualdade veja só: Fisicamente somos diferentes. Legalmente apesar do paradoxo de a mesma constituição em seu capitulo dos direitos fundamentais visnumbra uma igualdade, ela mesma a seguir estipula direitos trabalhistas distintos entre homens e mulheres; e por aí vai nao questiono nem reafirmo estes direitos apenas os cito com intuito de estabelecer como somos diferentes. Consequentemente a utopia feminista de igualdade ela é sim uma quimera, evidament que homens e mulheres que realizem a mesma funçao devem ter o mesmo salário como ainda ocorre muito no brasil e no mundo, mas nem assim essa tal igualdade é fictícia visto que são seres de planetas diferentes he he. Quanto a sua agressão deliberada he he a minha opnião nao muda o fato de que a sociedade é construida e constituida no brasil sob a égide das vontades do homem, dos desejos do homem predominantmente mas isso está mudando lentamente... o que vc chama tão ingenuamente ( e docemente) de "feliz" é a resultado de uma projeção estética que é exterior ao objeto e absolutamente volátil. Vc quer sente feliz, por imaginar-se mais bela, mas dentro da norma padrão... para de querer se "gramaticalizar" vc é uma oração compacta, linda e se faltar uma vírgula ou um ponto, não tem problema... vc é um pretérito perfeito... para com esse complexo de Marta Rocha pelo amor... he he se assuma linda com seus chocolates e manias... chore feito criança e ponha fita no cabelo sem culpa...(vermelho se possível)... dançe muito pq vc adora, corra faça academia que estará sempre esbelta mas não torne sua vida uma equação de calorias pleaaaaaaaaaaaaaaaaaase

    Ps1:...

    Ps2: ...

    Ps3: ...

    Ps4: mas desta vez nao he he he

    Ps5: Puta saudade que me deu essa troca de cartas... beijos

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkk
    Oui...oui... d'accord. Tu as un peu de raison.
    "Whatever"...rs
    Tu me manques aussi
    Bisous

    ResponderExcluir
  7. Tô me divertindo lendo isso aqui!!! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir